sábado, 20 de agosto de 2011

Arte medieval, indumentária e comportamento social


O seguinte trabalho pretende estudar as praticas vestimentares e sua influencia no comportamento social na Idade Média, através da analise de pinturas flamengas e um conto literário presente no livro “O imaginário Medieval” de Jacques Le Goff. O trabalho conta com uma reprodução (contemporânea) de um vestido alemão do século XV, feito por mim, Fernanda Ribeiro, onde o modelo foi retirado do livro de Carl Kohler, na tentativa de demonstrar o tipo de corte usado, as cores e a ordem social que possuía este tipo de vestimenta. Partindo da análise desses documentos desencadearei a influencia das praticas da indumentária no comportamento de cada grupo social, tendo como referencia o pensamento religioso que é extremamente importante e indispensável para se compreender esse período.
            O sentimento medieval dominado pelo espírito milenarista, presente na intensa religiosidade da época, se expressa na arte, que por sua vez sofre transformações ao longo desse período. É nesse ponto que consiste nosso objeto de estudo, pois é justamente nessa transformação dos modos de representação artística que observamos as transformações nas praticas vestimentares. Além das referencias citadas, exploramos também o famoso documento “Doação de Constantino” que, apesar de não corresponder ao período cronológico adotado, pode nos dar uma representação do dinamismo social que a indumentária exercia naquela sociedade, visto a exigência clerical por trajes semelhantes aos da nobreza.
            O conto literário, que nos serviu como fonte, “Erec et Enide” também nos mostra como era extremamente forte e comum a atuação das práticas vestimentares dentre o ocidente medieval. Neste conto é retratado o casamento entre um nobre e uma plebéia, num contexto em que dependiam da aprovação do casamento pela rainha, e esta em resposta positiva, doava à moça uma peça exclusiva e não usada de seu guarda-roupa real.
            Portanto, nosso trabalho tenta mostrar que a Idade Media foi um período vinculado à produção artística, as quais vistas através de uma observação voltada para as práticas indumentárias, que muitos julgam efêmeras, podem nos fornecer dados fundamentais para composição da história social do período.

Bibliografia
LESSAIGEN, Jacques; LYON, W. E. La Peinture Flamande: Le Siecle De Van Eyck. Genebra: Albert Skira Èditeur, 1957.
KOHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LE GOFF, Jacques. O imaginário medieval. Lisboa: Estampa, 1994.
COSGRAVE, Bronwyn. História de la moda: desde Egito hasta nuestros dias. Madrid: Editorial Gustavo Gili, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário